O que você precisa saber sobre a estenose de JUP

O que você precisa saber

Você já ouviu falar sobre a estenose de JUP?

A estenose de JUP ou Junção Uretero-Piélica é uma malformação congênita caracterizada pela junção do canal que liga o rim e o ureter, o que causa um bloqueio na passagem da urina e faz com que o líquido se acumule no rim, gerando também um quadro de hidronefrose.

Essa é uma das malformações mais frequentes e pode ser diagnosticada através dos exames de ultrassom realizados durante a gestação. No exame de imagem, é possível visualizar a dilatação de um ou dos dois rins por conta do acúmulo de urina no órgão, sinal claro para a probabilidade da estenose.

❗ Quando a estenose não é detectada na gestação, a criança pode apresentar sintomas após o nascimento ou em algum momento no decorrer do crescimento. Esses sintomas incluem dores lombares e abdominais e infecções urinárias frequentes acompanhadas ou não de febre. Quando a criança apresenta esses sintomas, é muito importante fazer a investigação dessa malformação, pois ela é um diagnóstico frequente na existência desses sintomas em crianças.

✅ O tratamento da estenose de JUP é cirúrgico e tem como objetivo corrigir a obstrução do canal defeituoso. A cirurgia nesses casos pode ser realizada por vídeo, o que permite um tratamento menos incômodo e doloroso para a criança, além de permitir uma recuperação mais rápida.

Aproveito para reforçar a importância do acompanhamento correto no pré-natal para detectar esse e outros tipos de malformações o quanto antes. 

Dr. André Luís Fortes Alves

Cirurgião Pediátrico

CRM-PR 21797 | RQE 915

#cirurgiapediatrica #cirurgiaopediatrico #cirurgiapediatricacuritiba #urologiapediatrica #cirurgia #curativo #cicatriz

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*
*